sábado, 2 de outubro de 2021

Pica-Pau Amarelo

Um visitante especial no ARACNO Garden


Essa semana eu tive uma grande surpresa, a visita dessa ave magnífica o Pica-Pau. Durante uma pesquisa sobre a espécie fiquei surpreso de saber de que se trata do Pica-Pau Verde Barrado (Colaptes melanochloros). Mas por que verde se ele é amarelo?? Isso eu ainda não sei, se alguém que entende de aves puder explicar eu coloco aqui sua explicação.

Assista os flagrantes dessa visita:



Qualquer dúvida sobre a postagem entre em contato comigo, vou adorar ajudar. Eu sou Rodrigo Aracno e trago aqui algumas informações desse mais novo visitante do ARACNO Garden.


Conheça minha rede
Meu Canal no YouTube
Minha Página no Facebook
Meu Instagram
Nosso Grupo


O pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros), ave de até 28 centímetros de comprimento, tem facilidade de se camuflar devido à cor da plumagem. A barriga, de tons amarelados, possui pequenas manchinhas em forma de perfeitos corações. A cabeça é dividida entre as cores vermelho e preto. Os machos possuem pequeno bigode vermelho na base do bico.

A espécie se alimenta de formigas, larvas e principalmente de besouros. Também gosta de frutos carnosos, especialmente no inverno, quando a quantidade de insetos disponíveis diminui.

Come Árvores?
Contrariando o que muitos pensam, o Pica-Pau não sai furando toda Árvore que encontra pelo caminho. Ele faz sua casa em madeira já em estado de decomposição e muitas já com o meio oco. Então, se vir um Pica-Pau ele poderá apenas estar buscando alimento, se estiver furando a sua Árvore é porque essa árvore está comprometida e com partes podres.

Extinção de seu "primo"

Além da alegria de ver essa linda ave em meu ARACNO Garden, também veio a tristeza, nesta semana, coincidentemente, o Pica-Pau, o mesmo em que foi baseado o desenho animado, foi declarado extinto pelo governo Americano.
O pica-pau-bico-de-marfim, popularmente conhecido como “Pássaro Deus do Senhor”, era o maior pica-pau das Américas. O último avistamento documentado da espécie ocorreu em 1944, no nordeste do estado da Luisiana, nos EUA. Desde então, apenas alguns relatos sem confirmação assombraram os profissionais que buscavam proteger a ave.

Raro registro de um casal de pica-pau-bico-de-marfim, em 1935


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais