segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Fruta de Grilo

Lantana trifolia


Qualquer dúvida sobre a postagem entre em contato comigo, vou adorar ajudar. Eu sou Rodrigo Aracno e trago aqui uma frutinha especial que me lembra uma infância maravilhosa.

Conheça minha rede
Meu Canal no YouTube
Minha Página no Facebook
Meu Instagram
Nosso Grupo

Também chamada de Fruta de grilo, a CAMARÁIUBA vem do Tupi guarani e quer dizer “erva cheirosa que dá frutos em espiga”. Outros nomes, Milho de Grilo, Lantana, Hortelã frutífera e Menta silvestre.

É um arbusto, frutifica de janeiro a Abril. Os frutos são pequenos e podem ser consumidos in natura e utilizados para fazer sucos refrescantes. As flores são produtoras de néctar e pólen para abelhas nativas, atraindo também muitas espécies de borboleta. A planta tem diversos usos medicinais e está entre as 10 melhores frutíferas para atrair pássaros.

Foto: M.Luiza

Planta de Sol pleno e solo com matéria orgânica, cresce rapidamente sem cuidados especiais, são dispersas por sementes.

Espécie de ampla distribuição, ocorrendo sempre em formações campestres pioneiras. Aparece na Amazônia e Pará, porém é mais comum desde Minas Gerais, São Paulo até o Rio Grande do Sul.

Foto: Rafael Vila Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais