sábado, 10 de junho de 2017

Falso-cacau ou Munguba

Uma árvore maravilhosa e flores magníficas

Conheça minha rede
Meu Canal no YouTube
Minha Página no Facebook
Meu Instagram
Nosso Grupo

Eu estava andando pelo Zoológico quando percebi algumas pedras debaixo de uma árvore, logo fui ver pois eram um pouco estranhas, eis que me deparei com as sementes de Munguba (Pachira aquatica). A princípio olhei para o alto e vi um fruto muito parecido com o cacau, mas, pesquisas mais tarde descobri que se tratava do falso-cacau.
A árvore pode alcançar 18 metros de altura, são encontradas em florestas tropicais em ambientes brejosos, ou à margem de rios e lagos, o nome científico “aquatica” provém desta característica. Apresenta folhas grandes e palmadas, dividas em 6 a 9 folíolos verdes e brilhantes. As flores são muito bonitas e perfumadas, com longos estames de extremidade rosada e base amarela. Os frutos grandes e compridos, semelhantes ao cacau, contém paina sedosa e branca que envolve as sementes. As sementes da monguba podem ser consumidas torradas, fritas ou assadas, e até trituradas como um sucedâneo do café ou chocolate, e diz-se que são muito saborosas.

Em vasos são excelentes para ambientes internos bem iluminados. Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com irrigações regulares, pelo menos até que alcance o porte adulto. Apesar de apreciar solos úmidos, pode-se cultivá-la em solos mais secos. Adapta-se a um ampla faixa climática, desde o calor equatorial até o frio subtropical. A falta de luminosidade acarreta o amarelamento das folhas. Multiplica-se por estaquia ou sementes.

Nome Científico: Pachira aquatica
Nomes Populares: Munguba, Cacau-selvagem, Castanheira-da-água, Castanheiro-de-guiana, Castanheiro-do-maranhão, Falso-cacau, Mamorana, Monguba, Mungaba
Família: Bombacaceae


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais