Pilates e Treinamento Funcional

Visitas

sábado, 26 de março de 2016

Por que as plantas de Supermercado morrem?

Você comprou a flor mais linda da prateleira e ela morreu em uma semana? Aprenda a não ter mais essa decepção

Geralmente, quando compramos ou ganhamos uma planta de Supermercado, elas estão lindas, floridas, cheias de vida, após uma semana, ela morreu. O segredo da imortalidade está mais embaixo, na raiz exatamente.
Podemos observar que, ao retirar a planta do vaso (NÃO, isso não mata a planta), a raiz já tomou conta da área onde deveria ter terra. O que mantém essa planta viva na prateleira de um Supermercado é a quantidade água e fertilizante que ela está recebendo. Quando ela está em casa ela só vai receber água e com o tempo ela morre. A planta precisa se alimentar e só água não oferece os nutrientes que ela precisa.

Material para o trabalho e um assistente
Para evitar a morte e mantê-la saudável, vamos seguir alguns passos importantes:
Antes de iniciar o trabalho tenha em mãos todo o material necessário.
Neste trabalho com uma pimenteira foi utilizado: Um vaso maior, ou o mesmo vaso se você achar que tem um tamanho razoável, uma pá, fibra de coco (também pode ser pedra de rio pequena de cor natural, isopor ou uma tela) e terra preparada (veja aqui como preparar).
Preferencialmente, conte com o auxílio de alguém muito experiente, uma criança, é impressionante a ajuda que essas "ferinhas" oferecem.

Fibra de coco, também pode usar pedra, isopor ou tela
Trabalho:
Coloque no fundo do vaso maior uma quantidade pequena de fibra de coco, ela vai servir para drenar a água sem deixar a terra sair.
Acrescente uma camada de terra, de modo que a quantidade não ultrapasse a metade do vaso.
Lave, com jato de água, a raiz da planta, deixe uma pequena quantidade do torrão de terra e corte com uma tesoura o excesso de raiz.
Coloque a planta no vaso com a terra, é importante deixar a planta afastada do centro do vaso, isso dará a ela mais espaço para desenvolver raízes, (Mas somente em casos de plantas de porte médio ou pequeno, em casos de plantas maiores deixe no centro para equilibrar e evitar quedas) complete com terra, cobrindo todo o torrão.
Acrescente terra preparada
Umedeça a terra do vaso e mantenha a planta na sombra e longe do vento por 2 dias.
Esse procedimento pode ser repetido ao longo da vida da planta mudando para vasos maiores, se o caso for deixar no mesmo vaso, é só realizar a lavagem e o corte da raiz, acrescentando terra.

“LEMBREM-SE DE QUE A JARDINAGEM É UMA TERAPIA, COMPARTILHE ESSE MOMENTO COM AS CRIANÇAS, DESENVOLVENDO VALORES E RESPEITO COM O MEIO AMBIENTE” Rodrigo Aracno
Lavando a raiz com jato de água

Corte o excesso de raiz
Deixe um pouco do torrão de terra
A planta deve ficar longe do centro

As crianças precisam da Jardinagem e o meio ambiente precisa da crianças



Contra "Mau olhado" e "Olho gordo" Pimenta neles

8 comentários:

  1. Ñ entendi a lógica de manter a planta afastada do centro do vaso. Sempre soube que é plantada no centro que as raízes se desenvolverão por igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella, seja bem vinda, desculpe a demora pela resposta pois só recebi a sua mensagem ontem. A planta estando no centro dificulta a formação de raízes fazendo seu desenvolvimento ser mais lento, deixar a planta de lado favorece a formação de raízes e facilita muito a manutenção. Quanto ao procedimento de poda e lavagem da raiz você pode usar pra qualquer planta, exceto violetas, essa lavagem ajuda a tirar o excesso de adubo químico que vem na planta facilitando absorção da terra orgânica que você vai colocar, uma dica pra podar a raiz é sempre de forma cônica, mantendo as raízes do meio.

      Excluir
    2. Rodrigo, você falou "exceto violetas", e foi justamente uma violeta (daquelas pequenas que chamam violeta africana) que eu notei que acontece muito de morrer logo após adquiri-las. No meu caso, eu ganhei de lembrancinha no casamento de uma prima e lembro que já tinha recebido uma antes disso e nos dois casos, elas morreram. Como posso cuidar para que não morram, se o procedimento não se faz nelas? Obrigada.

      Excluir
    3. Olá Fran Souza, seja bem vinda. Então, as violetas africanas são digamos, "chatinhas" mas tem como salvá-las, primeiramente precisa de um vaso maior, vai precisar também de substrato para violetas, encontrado em casas de jardinagem, basta tirar do vaso atual colocar no vaso novo e acrescentar o substrato novo. Ela não pode ficar no sol, mas precisa de claridade, O MAIS IMPORTANTE, a água da rega precisa ser morna, pré aquecida, a ponto de ficar confortável para o seu dedo e não deve molhar as folhas. O motivo da água morna é a origem dela, africana, elas nascem em pedras onde essas pedras ficam quentes no sol, quando chove a água cai na pedra e desce até a planta já aquecida.

      Excluir
    4. Muitíssimo obrigada, Rodrigo! Sanou todas as minhas dúvidas. Na época, eu era muito nova e nem tinha como ter acesso a essas informações, então dá para imaginar que eu fiz TUDO completamente errado, né? rsrsrs. Obrigada, mais uma vez! Agora não terei mais tanto receio em comprá-las.

      Excluir
    5. Imagina, me adicione no Facebook adoraria ajudar sempre que precisar.

      Excluir
  2. Este procedimento de lavar e cortar as raízes é para qualquer planta? Antúrios, azaleias,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella, sim esse procedimento pode se aplicar a qualquer planta.

      Excluir

Saiba Mais