Pilates e Treinamento Funcional

Visitas

sábado, 26 de março de 2016

Por que as plantas de Supermercado morrem?

Você comprou a flor mais linda da prateleira e ela morreu em uma semana? Aprenda a não ter mais essa decepção

Geralmente, quando compramos ou ganhamos uma planta de Supermercado, elas estão lindas, floridas, cheias de vida, após uma semana, ela morreu. O segredo da imortalidade está mais embaixo, na raiz exatamente.
Podemos observar que, ao retirar a planta do vaso (NÃO, isso não mata a planta), a raiz já tomou conta da área onde deveria ter terra. O que mantém essa planta viva na prateleira de um Supermercado é a quantidade água e fertilizante que ela está recebendo. Quando ela está em casa ela só vai receber água e com o tempo ela morre. A planta precisa se alimentar e só água não oferece os nutrientes que ela precisa.

Material para o trabalho e um assistente
Para evitar a morte e mantê-la saudável, vamos seguir alguns passos importantes:
Antes de iniciar o trabalho tenha em mãos todo o material necessário.
Neste trabalho com uma pimenteira foi utilizado: Um vaso maior, ou o mesmo vaso se você achar que tem um tamanho razoável, uma pá, fibra de coco (também pode ser pedra de rio pequena de cor natural, isopor ou uma tela) e terra preparada (veja aqui como preparar).
Preferencialmente, conte com o auxílio de alguém muito experiente, uma criança, é impressionante a ajuda que essas "ferinhas" oferecem.

Fibra de coco, também pode usar pedra, isopor ou tela
Trabalho:
Coloque no fundo do vaso maior uma quantidade pequena de fibra de coco, ela vai servir para drenar a água sem deixar a terra sair.
Acrescente uma camada de terra, de modo que a quantidade não ultrapasse a metade do vaso.
Lave, com jato de água, a raiz da planta, deixe uma pequena quantidade do torrão de terra e corte com uma tesoura o excesso de raiz.
Coloque a planta no vaso com a terra, é importante deixar a planta afastada do centro do vaso, isso dará a ela mais espaço para desenvolver raízes, (Mas somente em casos de plantas de porte médio ou pequeno, em casos de plantas maiores deixe no centro para equilibrar e evitar quedas) complete com terra, cobrindo todo o torrão.
Acrescente terra preparada
Umedeça a terra do vaso e mantenha a planta na sombra e longe do vento por 2 dias.
Esse procedimento pode ser repetido ao longo da vida da planta mudando para vasos maiores, se o caso for deixar no mesmo vaso, é só realizar a lavagem e o corte da raiz, acrescentando terra.

“LEMBREM-SE DE QUE A JARDINAGEM É UMA TERAPIA, COMPARTILHE ESSE MOMENTO COM AS CRIANÇAS, DESENVOLVENDO VALORES E RESPEITO COM O MEIO AMBIENTE” Rodrigo Aracno
Lavando a raiz com jato de água

Corte o excesso de raiz
Deixe um pouco do torrão de terra
A planta deve ficar longe do centro

As crianças precisam da Jardinagem e o meio ambiente precisa da crianças



Contra "Mau olhado" e "Olho gordo" Pimenta neles

13 comentários:

  1. Ñ entendi a lógica de manter a planta afastada do centro do vaso. Sempre soube que é plantada no centro que as raízes se desenvolverão por igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella, seja bem vinda, desculpe a demora pela resposta pois só recebi a sua mensagem ontem. A planta estando no centro dificulta a formação de raízes fazendo seu desenvolvimento ser mais lento, deixar a planta de lado favorece a formação de raízes e facilita muito a manutenção. Quanto ao procedimento de poda e lavagem da raiz você pode usar pra qualquer planta, exceto violetas, essa lavagem ajuda a tirar o excesso de adubo químico que vem na planta facilitando absorção da terra orgânica que você vai colocar, uma dica pra podar a raiz é sempre de forma cônica, mantendo as raízes do meio.

      Excluir
    2. Rodrigo, você falou "exceto violetas", e foi justamente uma violeta (daquelas pequenas que chamam violeta africana) que eu notei que acontece muito de morrer logo após adquiri-las. No meu caso, eu ganhei de lembrancinha no casamento de uma prima e lembro que já tinha recebido uma antes disso e nos dois casos, elas morreram. Como posso cuidar para que não morram, se o procedimento não se faz nelas? Obrigada.

      Excluir
    3. Olá Fran Souza, seja bem vinda. Então, as violetas africanas são digamos, "chatinhas" mas tem como salvá-las, primeiramente precisa de um vaso maior, vai precisar também de substrato para violetas, encontrado em casas de jardinagem, basta tirar do vaso atual colocar no vaso novo e acrescentar o substrato novo. Ela não pode ficar no sol, mas precisa de claridade, O MAIS IMPORTANTE, a água da rega precisa ser morna, pré aquecida, a ponto de ficar confortável para o seu dedo e não deve molhar as folhas. O motivo da água morna é a origem dela, africana, elas nascem em pedras onde essas pedras ficam quentes no sol, quando chove a água cai na pedra e desce até a planta já aquecida.

      Excluir
    4. Muitíssimo obrigada, Rodrigo! Sanou todas as minhas dúvidas. Na época, eu era muito nova e nem tinha como ter acesso a essas informações, então dá para imaginar que eu fiz TUDO completamente errado, né? rsrsrs. Obrigada, mais uma vez! Agora não terei mais tanto receio em comprá-las.

      Excluir
    5. Imagina, me adicione no Facebook adoraria ajudar sempre que precisar.

      Excluir
  2. Este procedimento de lavar e cortar as raízes é para qualquer planta? Antúrios, azaleias,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella, sim esse procedimento pode se aplicar a qualquer planta.

      Excluir
  3. Rodrigo, boa tarde
    Pretendo fazer um jardim vertical na varando do meu apartamento, o mesmo recebe sol na maior parte do dia. Quais plantas indicaria para esse local? pode ser flores
    Desde já, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, seja muito bem vindo. Por ser um local de muito sol as plantas terão de ser as de sol pleno, e para esse tipo de ambiente existe um leque enorme de variedades e cores. Veja no menu aqui do Blog, do lado esquerdo, na letra F há flores de várias cores. Mas já deixo minha opinião, divida esse local com ervas, flores e hortaliças, vai enriquecer a varanda e você fará dela um local de beleza e versatilidade. E não deixe de enviar fotos da sua ideia, quero postar qui no blog.

      Excluir
  4. Oi eu quero comprar uma muda de jabuticaba mais estou com medo dela morrer. Ela aguenta sol?Pois o meu quintal bate o sol o dia inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, seja muito bem vinda. A jabuticabeira é uma planta de sol pleno e também tolera meia sombra, desde que tenha sol na maior parte do tempo, ela não desenvolve em lugares cobertos ou sombra total. Ou seja, seu quintal é ideal. Uma informação importante é que o solo deve estar bastante úmido, em minha árvore eu cubro o solo em volta do tronco com madeira seca e folhas secas. Entre em contato comigo no Facebook e eu poderei acompanhar esse plantio para você se sentir segura e cuidar com carinho dessa maravilha. E parabéns por plantar árvores, nossa querida Terra agradece.

      Excluir
  5. Essa muda de jabuticaba q quero comprar q vende em floricultura enchertada.

    ResponderExcluir

Saiba Mais