sábado, 26 de março de 2016

Por que as plantas de Supermercado morrem?

Você comprou a flor mais linda da prateleira e ela morreu em uma semana? Aprenda a não ter mais essa decepção



Olá, eu sou Rodrigo Aracno, qualquer dúvida sobre a postagem entre em contato comigo, vou adorar ajudar.

Conheça minha rede
Meu Canal no YouTube
Minha Página no Facebook
Meu Instagram
Nosso Grupo

Geralmente, quando compramos ou ganhamos uma planta de Supermercado, elas estão lindas, floridas, cheias de vida, após uma semana, ela morreu. O segredo da imortalidade está mais embaixo, na raiz exatamente.
Podemos observar que, ao retirar a planta do vaso (NÃO, isso não mata a planta), a raiz já tomou conta da área onde deveria ter terra. O que mantém essa planta viva na prateleira de um Supermercado é a quantidade água e fertilizante que ela está recebendo. Quando ela está em casa ela só vai receber água e com o tempo ela morre. A planta precisa se alimentar e só água não oferece os nutrientes que ela precisa.

Material para o trabalho e um assistente
Para evitar a morte e mantê-la saudável, vamos seguir alguns passos importantes:
Antes de iniciar o trabalho tenha em mãos todo o material necessário.
Neste trabalho com uma pimenteira foi utilizado: Um vaso maior, ou o mesmo vaso se você achar que tem um tamanho razoável, uma pá, fibra de coco (também pode ser pedra de rio pequena de cor natural, isopor ou uma tela) e terra preparada (veja aqui como preparar).
Preferencialmente, conte com o auxílio de alguém muito experiente, uma criança, é impressionante a ajuda que essas "ferinhas" oferecem.

Fibra de coco, também pode usar pedra, isopor ou tela
Trabalho:
Coloque no fundo do vaso maior uma quantidade pequena de fibra de coco, ela vai servir para drenar a água sem deixar a terra sair.
Acrescente uma camada de terra, de modo que a quantidade não ultrapasse a metade do vaso.
Lave, com jato de água, a raiz da planta, deixe uma pequena quantidade do torrão de terra e corte com uma tesoura o excesso de raiz.
Coloque a planta no vaso com a terra, é importante deixar a planta afastada do centro do vaso, isso dará a ela mais espaço para desenvolver raízes, (Mas somente em casos de plantas de porte médio ou pequeno, em casos de plantas maiores deixe no centro para equilibrar e evitar quedas) complete com terra, cobrindo todo o torrão.
Acrescente terra preparada
Umedeça a terra do vaso e mantenha a planta na sombra e longe do vento por 2 dias.
Esse procedimento pode ser repetido ao longo da vida da planta mudando para vasos maiores, se o caso for deixar no mesmo vaso, é só realizar a lavagem e o corte da raiz, acrescentando terra.

“LEMBREM-SE DE QUE A JARDINAGEM É UMA TERAPIA, COMPARTILHE ESSE MOMENTO COM AS CRIANÇAS, DESENVOLVENDO VALORES E RESPEITO COM O MEIO AMBIENTE” Rodrigo Aracno
Lavando a raiz com jato de água

Corte o excesso de raiz
Deixe um pouco do torrão de terra
A planta deve ficar longe do centro

As crianças precisam da Jardinagem e o meio ambiente precisa da crianças



Contra "Mau olhado" e "Olho gordo" Pimenta neles

25 comentários:

  1. Ñ entendi a lógica de manter a planta afastada do centro do vaso. Sempre soube que é plantada no centro que as raízes se desenvolverão por igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella, seja bem vinda, desculpe a demora pela resposta pois só recebi a sua mensagem ontem. A planta estando no centro dificulta a formação de raízes fazendo seu desenvolvimento ser mais lento, deixar a planta de lado favorece a formação de raízes e facilita muito a manutenção. Quanto ao procedimento de poda e lavagem da raiz você pode usar pra qualquer planta, exceto violetas, essa lavagem ajuda a tirar o excesso de adubo químico que vem na planta facilitando absorção da terra orgânica que você vai colocar, uma dica pra podar a raiz é sempre de forma cônica, mantendo as raízes do meio.

      Excluir
    2. Rodrigo, você falou "exceto violetas", e foi justamente uma violeta (daquelas pequenas que chamam violeta africana) que eu notei que acontece muito de morrer logo após adquiri-las. No meu caso, eu ganhei de lembrancinha no casamento de uma prima e lembro que já tinha recebido uma antes disso e nos dois casos, elas morreram. Como posso cuidar para que não morram, se o procedimento não se faz nelas? Obrigada.

      Excluir
    3. Olá Fran Souza, seja bem vinda. Então, as violetas africanas são digamos, "chatinhas" mas tem como salvá-las, primeiramente precisa de um vaso maior, vai precisar também de substrato para violetas, encontrado em casas de jardinagem, basta tirar do vaso atual colocar no vaso novo e acrescentar o substrato novo. Ela não pode ficar no sol, mas precisa de claridade, O MAIS IMPORTANTE, a água da rega precisa ser morna, pré aquecida, a ponto de ficar confortável para o seu dedo e não deve molhar as folhas. O motivo da água morna é a origem dela, africana, elas nascem em pedras onde essas pedras ficam quentes no sol, quando chove a água cai na pedra e desce até a planta já aquecida.

      Excluir
    4. Muitíssimo obrigada, Rodrigo! Sanou todas as minhas dúvidas. Na época, eu era muito nova e nem tinha como ter acesso a essas informações, então dá para imaginar que eu fiz TUDO completamente errado, né? rsrsrs. Obrigada, mais uma vez! Agora não terei mais tanto receio em comprá-las.

      Excluir
    5. Imagina, me adicione no Facebook adoraria ajudar sempre que precisar.

      Excluir
  2. Este procedimento de lavar e cortar as raízes é para qualquer planta? Antúrios, azaleias,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella, sim esse procedimento pode se aplicar a qualquer planta.

      Excluir
  3. Rodrigo, boa tarde
    Pretendo fazer um jardim vertical na varando do meu apartamento, o mesmo recebe sol na maior parte do dia. Quais plantas indicaria para esse local? pode ser flores
    Desde já, grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, seja muito bem vindo. Por ser um local de muito sol as plantas terão de ser as de sol pleno, e para esse tipo de ambiente existe um leque enorme de variedades e cores. Veja no menu aqui do Blog, do lado esquerdo, na letra F há flores de várias cores. Mas já deixo minha opinião, divida esse local com ervas, flores e hortaliças, vai enriquecer a varanda e você fará dela um local de beleza e versatilidade. E não deixe de enviar fotos da sua ideia, quero postar qui no blog.

      Excluir
  4. Oi eu quero comprar uma muda de jabuticaba mais estou com medo dela morrer. Ela aguenta sol?Pois o meu quintal bate o sol o dia inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, seja muito bem vinda. A jabuticabeira é uma planta de sol pleno e também tolera meia sombra, desde que tenha sol na maior parte do tempo, ela não desenvolve em lugares cobertos ou sombra total. Ou seja, seu quintal é ideal. Uma informação importante é que o solo deve estar bastante úmido, em minha árvore eu cubro o solo em volta do tronco com madeira seca e folhas secas. Entre em contato comigo no Facebook e eu poderei acompanhar esse plantio para você se sentir segura e cuidar com carinho dessa maravilha. E parabéns por plantar árvores, nossa querida Terra agradece.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, comprei uma samambaia no mercado e ela tá morrendo...por favor me ajude!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, seja muito bem vinda. Existem alguns problemas que podem estar acontecendo com ela, pois ela exige alguns cuidados especiais. Primeiro precisa estar na sombra, e não pode tomar vento e precisa estar úmida. A samambaia tem origem de interior de florestas e bosques, então esse é o clima ideal. Se não forem esses os casos, precisa ver como está a nutrição. uma dica é colocar 1/4 de humus de minhoca em uma garrafa de 2 litros e completar com água. Misturar bastante e colocar na planta. Qualque outra dúvida entre em contato comigo no facebook e envie fotos dela.

      Excluir
  7. Olá, eu queria saber se tem algum problema se eu transferir uma planta para um vaso maior, mas sem cortar o excesso de raiz, pois eu nunca corto e msm assim elas se desenvolvem mto bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro, seja muito bem vindo. Não tem problema algum. Deve se podar a raiz em caso do vaso ser o mesmo ou pouco maior, pra evitar novas trocas em breve período. Se o vaso for muito maior não precisa. É importante não mexer nas raízes em períodos curtos, elas sofrem muito. Gratidão por estar aqui no ARACNO Garden.

      Excluir
  8. Olá, eu comprei 4 plantas na floricultura azaleia,flor da fortuna e Margarida, eu observei que a camada que as protege é tipo esponja, gostaria de saber de que forma eu posso retirar do vaso que vierem e colocar em outro vaso, sem correr o risco de perde-las, pois muitas pessoas já me disseram que plantas da floricultura não dura muito, porém eu quero fazer valer a pena o cultivo delas na minha casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as flores que não duram muito são as cortadas, como as de buquês. Se a planta tem raiz tem solução. No caso que você está falando da esponja, ela está direto na esponja, não tem terra? ela é cortada? consegue ver se tem raiz?
      Se possível entre em contato comigo pelo facebook https://www.facebook.com/EUSOUARACNO
      Aqui os comentários levam muito tempo pra chegar.

      Excluir
  9. Oii, comprei uma planta, dessas de mercado mas não sei seu nome nem como cuidar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina, seja muito bem vinda, tem como enviar as fotos pra mim? Você pode ir no grupo Jardineiros Pela Própria Natureza, no Facebook. Ou na Página Aracno Ambiental e me enviar por mensagem. Também tem o e-mail roaracno@gmail.com Vamos descobrir juntos.

      Excluir
  10. Estou experimentando. Fiz o "transplante" agora conforme instruções. Depois da PRIMAVERA falo dos resultados. Faz todo o sentido. Obrigado antecipado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alvaron, seja muito bem vindo. Fico feliz que as informações estejam sendo úteis, gostaria muito de acompanhar esse desenvolvimento. Se quiser compartilhar participe do nosso grupo no Facebook: Jardineiros pela própria natureza.

      Excluir
  11. Existe um cuidado específico com a tuia holandesa eu a comprei no supermercado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a tuia precisa de Sol, no mínimo 4 horas por dia, então é bom deixá-la próxima da janela, ou varanda. Como ela veio do supermercado é ideal que faça os procedimentos da postagem e coloque em um vado maior. Se tiver mais dúvidas venha me visitar no Facebook, ou entre no Grupo Jardineiros Pela Própria Natureza, e poste seu "pinheirinho"

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais