domingo, 27 de março de 2016

Como eliminar Insetos e pragas do jardim

Ao eliminar insetos você precisa, antes, conhecê-los, saiba porquê

Em nosso Jardim, pequeno espaço da Natureza, existem muitos insetos, existem aqueles que ajudam e os que atrapalham. O maior problema é que, as fórmulas usadas pra combater ou afastar, atinge os dois tipos.
Então, como afastar pragas, deixando os insetos que ajudam? Vamos dar um jeito.
As receitas caseiras para eliminar insetos indesejáveis são muito eficazes, porém alguns cuidados dever ser tomados pra não prejudicar os Polinizadores, que são responsáveis pela beleza do jardim.
Borboleta Pireta, ajuda na polinização
Antes de esborrifar a solução nas plantas, precisa ficar atento à floração das plantas frutíferas, se a planta está na época de floração, insetos serão atraídos para que haja polinização e assim o aparecimento de frutos. Portanto, nesses casos o correto é esperar essa planta ficar sem flores para a aplicação da solução.
Já nos casos das plantas com flores ou verduras, esborrifar somente sobre as folhas.

AS LAGARTAS
As lagartas são as mais temidas pra quem gosta de jardim, mas temos que entender que elas também são aquelas lindas borboletas que deixam o jardim com vida e cor. Existe uma forma de conviver com elas sem perder o jardim.
Todos os dias vamos ao jardim para contemplar, é nessa hora que olhamos as folhas a procura de lagartas, se elas estiverem em árvores, não se preocupe elas não vão comer tudo então as deixe lá. Em caso delas estarem em flores ou na horta, principalmente na couve, basta retirar a folha em que elas estão e colocá-la em uma árvore. Com essa ação você elimina e protege seu jardim e ainda ajuda a continuar o ciclo das borboletas.

Cochonilhas são pragas
Pensando na natureza e em nós mesmos, evite usar defensivos industrializados, prefira combater as pragas com receitas caseiras. Veja receitas ótimas e fáceis de fazer:

Solução Natural
Combate pulgões.
Colocar joaninhas em lugares infestados de pulgões é um controle natural desses bichos, até mesmo a larva da joaninha é um predador dos pulgões.


Pulgão, outra praga dos jardins e hortas
Solução de sabão neutro
Combate pulgões, ácaros, brocas e formigas.
Derreta 100 g de sabão neutro numa panela contendo 300 ml de água. Desligue o fogo e acrescente 300 ml de querosene. Dissolva 1 colher (sopa) dessa solução em 1 litro de água. Borrife sobre as folhas das plantas a cada 12 dias.

Solução de sabão de coco
Combate lagartas e cochonilhas (Conheça as variedades dessa praga)
Adicione 1 colher (sopa) de sabão de coco em pó em 5 litros de água fervente. Faça isso com cuidado, para não se machucar e não produzir espuma. Espere esfriar. Pulverize essa solução a cada dois dias sobre as folhas, na primavera e no verão.

4 comentários:

  1. Mas que bacana, Rodrigo, será que afasta formiga cortadeira? Tenho um pé de pimenta que foi duramente atacado, as formigas cortaram até umas pimentas que estavam verdes......
    Abração
    Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fred, obrigado pelo contato, essas dicas não se aplicam à cortadeira, pois elas não se alimentam do que elas cortam, elas usam para cultivar um fungo dentro do formigueiro, esse fungo sim é o verdadeiro alimento das cortadeiras. Existem formas menos nocivas ao ambiente para afastar formigas, mas ainda é mais acessível comprar iscas (granulados) e deixar ao pé das plantas que estão sendo atacadas, esse granulado contamina o fungo que as formigas comem eliminando o formigueiro.

      Excluir
  2. Obrigado pela dica Rodrigo, vou atras dessa isca então, antes que as formigas matem meu pé de habanero red!!! Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, essa é forte atinge 350.000 Scoville (escala de ardência), haja garganta rsss

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais