Como fazer Composto Orgânico

Compostagem

Saiba o que é Composto orgânico e aprenda a fazer em casa


O composto orgânico é um produto que tem a finalidade de melhorar as características físicas, químicas e biológicas dos solos. Não é um meio de cultivo como os substratos, e sim um reforço às propriedades do solo.
Composto é o resultado da fermentação de materiais orgânicos que resulta em húmus. Entende-se fermentação como o processo de transformação de material orgânico por microorganismos (bactérias, fungos e outros seres vivos). Nesse processo, também chamado de humificação, nutrientes são mineralizados gerando os macros e micros nutrientes que são essenciais às plantas.
Ainda importante que nesse processo de fermentação uma grande quantidade de calor é gerada, fazendo com que a pilha de composto, em processo de fermentação, atinja altas temperaturas (70ºC) o que esteriliza o material, eliminando vetores de doenças (fungos, nematóides, bactérias nocivas...) e neutralizando as sementes de ervas invasoras.
Como podemos ver o Composto Orgânico é a melhor opção que temos para reforçar e garantir a fertilidade do solo.




Existem muita maneiras de ter uma compostagem em casa e a partir de agora você conhece algumas:

- Compostagem Biodinâmica por João Avila (Clique)

Em casa de jardinagem você encontra essas caixas plásticas, já preparadas para a compostagem, e um vantagem é que ela separa o chorume, o líquido que sai da decomposição, desse líquido usa-se 100 ml para 01 litro de água para fazer fertilizante líquido.

O que pode e o que não pode em Compostagem em caixas

Pode: frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, cachê de chá e casca de ovo;

Pode em menor quantidade: Borra de café, restos de comida, filtro de papel, guardanapo, papel toalha, frutas cítricas e alimentos cozidos ou estrados;

Não pode: gordura, óleo, carnes, lácteos, sal, fezes, ossos e frios em geral.


Veja agora como fazer uma composteira em casa e conheça outras opções:

ATENÇÃO: Para não atrair baratas para a composteira, não jogue doces, restos de bolo, pois a barata é atraída pelo açúcar. Deixe a composteira um pouco afastada de casa, pois os restos da cozinha jogados recentemente podem apresentar odor desagradável, para prevenir o odor jogue uma camada fina de terra,  areia ou folhas secas em cima dos restos recentes.

Conheça outras formas de Compostagem e composteiras:

Esta composteira é do jardim do ARACNO Garden, feita com um tambor de 200 Litros e está em uma caixa de madeira, onde o trabalho de remover, misturar e fertilizar, fica por conta das galinhas.


Esta foi feita com baldes de 20 litros, ela é dividida em três partes,  o primeiro e o segundo balde são para a fermentação, o ultimo de baixo fica o composto pronto.



Composteira elétrica portátil transforma resíduos de cozinha em adubo em 24h


Uma máquina de cozinha promete acabar com o desperdício de alimentos e com a produção de resíduos orgânicos domésticos. Trata-se da Zera Food Recycler, uma composteria elétrica criada pela Whirlpool. O equipamento é capaz de processar os restos de comida, transformando-os em adubo orgânico em apenas 24 horas.
De acordo com a empresa, a máquina é capaz de reduzir o descarte de resíduos orgânicos de uma família em até 200 quilos por ano. Além disso, o processo ajuda a reduzir o volume do “lixo” em dois terços. Tornando aquilo que seria jogado fora em um produto útil e de valor.
A composteira elétrica foi desenhada para caber em uma cozinha residencial. Suas dimensões são semelhantes às de uma lixeira comum e o seu funcionamento é extremamente simples e prático.
Conectada à rede wi-fi, é possível programar o equipamento a distância e monitorar o processo através de um aplicativo. A compostagem dos resíduos é feita a partir da desidratação, que acontece pelo calor, somado à umidade e um produto de cascas de coco.


Após finalizado o ciclo, os restos de comida, talos e outros resíduos orgânicos viram um fertilizante sólido totalmente orgânico. O material é semelhante aos adubos comuns e é extremamente útil para agregar nutrientes à terra em hortas e jardins.



Este é um triturador de resíduos orgânicos, que triturados, facilitam a fermentação acelerando o composto, este triturador é encontrado em Casas Agrícolas ou na internet.


Tecnologia na compostagem, com capacidade para 55 kg de lixo orgânico, o Nature Mill adiciona ar, ambiente quentinho e pequenos aditivos (cal e serragem, já inclusos no pacote), mais um filtro para eliminar odores e produz logo ali algo que é valioso: adubo. A mais sofisticada máquina de adubos, e você pode deixa-la na cozinha.



Também existe arte em compostagem, esta minicomposteira para vasos foi criada pelos designers Leonardo Fortino e Andrea Bartolucci, ela é menor mas faz o trabalho de compostagem normalmente e já aduba a própria planta, conheça o trabalho no Espaço Decorado.



E não podemos deixar de lado aquelas hortas quilométricas, que precisam de muito composto, em casos de grande escala, deve-se escolher um local com no mínimo de 3 m², onde será depositado todo resto da horta e deixar ao natural, se possível cobrir e remover uma vez na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais