domingo, 27 de março de 2016

Cobra Cega no Jardim - É perigosa?

Uma das visitantes mais interessantes que já passaram pelo ARACNO Garden

Qualquer dúvida sobre a postagem entre em contato comigo, vou adorar ajudar. Eu sou Rodrigo Aracno e trago esse bicho muito simpático.

Uma simpática visitante apareceu na grama do ARACNO Garden, uma visão rara, pois esse animal vive no solo. Inofensiva, a cobra-cega, ou anfisbena ou anfisbênia, é na verdade, um animal pertencente a um grupo dos répteis. Muitos acreditam ser lagartos sem patas, cobras e até minhocas.
Descrita pelo nome científico Leposternon microcephalum (lagarto-verme), identificada pelo moderador do grupo, Cobras e Serpentes Identificação e discussão, André Luiz Cortelha.

Conheça minha rede
Meu Canal no YouTube
Minha Página no Facebook
Meu Instagram
Nosso Grupo

Vídeo da Cobra Cega filhote:


O nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de desse animal é comprido, alongado e sem patas, como as cobras . Além disso, seus olhos são tão discretos que, olhando rapidamente para um desses indivíduos, temos a impressão de que ele é completamente cego, por aparentemente não possuir olhos. No entanto, ele é capaz de identificar, pelos olhos, as mudanças na luminosidade e, além disso, possui uma estrutura, um tentáculo, que permite que perceba cheiros e vibrações.
A maioria das espécies de cobras-cegas vive enterrada no solo (são, portanto, fossoriais) e, graças à cabeça bem dura que possuem, podem escavar galerias usando essa parte do corpo. Elas podem ser vistas, embora raramente, embaixo de folhas secas e úmidas: a serapilheira.
Cobras-cegas se alimentam, principalmente, de invertebrados. Em alguns casos, também, são capazes de comer outras cobras-cegas. Para tal, elas utilizam seus dentes para capturar as presas e, basicamente, as engolem.




Filhote de Cobra-Cega
Aqui algumas fotos do último encontro, que está no vídeo, da pequena Anfisbena



Outra Espécie, também conhecida como Cobra-Cega
Também existem as cobras-cegas, ou cecílias, que são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. São muito confundidas com as anfisbenas que são répteis, Umas das caracterísitcas básicas é a coloração e ausência de escamas.





14 comentários:

  1. O que eu faço se encontrar no meu jardim? Meus cães já mataram algumas e eu mesma por desconhecimento já matei. Sempre achava que vinham de outro lugar mas pelo jeito não é assim. O que eu faço se encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LIS, seja muito bem vinda. Elas aparecem de onde tem muita matéria orgânica, no subsolo, geralmente sua aparição está ligada às chuvas devido ao encharcamento da terra, então ela sobe para respirar. O que você deve fazer é esperar ela encontrar um meio de voltar ao chão ou com uma enxada ou pá afofar um ponto na terra e colocá-la pra que ela mesma faça um buraco. Gratidão pela visita.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Guilherme, seja muito bem vindo, depois do seu questionamento fui pesquisar sobre esse novo nome, e acredito que você esteja coberto de razão, estarei acrescentando essa informação, além de colocar os dois tipos. Gostaria de mencioná-lo na postagem, seria possível? Gratidão pela atenção.

      Excluir
  3. Achei essa fofura hoje no banheiro da bagunça aqui de casa .... Não sei se é venenosa, acredito que não... Joguei um paninho em cima e coloquei do lado de fora do quintal, rapidamente ela cafucou o chão e sumiu ...Fico feliz em saber que a Natureza está perto da minha casa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isis, seja muito bem vinda, fico feliz que tenha dado certo pra todos. A natureza está conosco o tempo todo. Parabéns pela atitude.

      Excluir
  4. Apareceu um no quintal de casa, eu e minha mãe quase morremos de medo😣😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kassandra, seja muito bem vinda, se for essa da foto, não tenha medo, elas vivem debaixo da terra e são inofensivas.

      Excluir
  5. Encontrei cavando no jardim. Fiquei assustada kkkk, mas matei, o medo foi maior. Nunca vi minhoca tão grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja muito bem vinda, infelizmente foi uma perda, elas são ótimas fabricantes de húmus e aeradora de solo. Participe do nosso grupo no Facebook, Jardineiros pela Própria Natureza, e compartilhe seu jardim.

      Excluir
    2. Ola. Achei uma dessas saindo da grama e tentando retornar para a terra. Graças a voces e a plataforma, umideci a terra proximo a ela, coloquei uma sombra para protege-la do sol e estou observando a lenta caminhada para baixo da terra novamente. Obrigado por voces existirem e nos ajudarem a manter um pouco mais seguro a natureza que nos cerca. Grande abraço.

      Excluir
  6. Achei uma cobra de jardim,,hoje...06/08/21,,,,como posto fotos delas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, teria como me enviar pelo e-mail roaracno@gmail.com ? Aí eu coloco aqui com seu nome. E você pode participar do grupo Jardineiros Pela Própria Natureza no Facebook https://www.facebook.com/groups/jardineirospelanatureza/

      Excluir
  7. Minha avó acabou de matar uma, que tristeza, nunca consigo convencer minha família que alguns bixos são do bem

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais