Pilates e Treinamento Funcional

Visitas

domingo, 27 de março de 2016

Cobra Cega no Jardim - É perigosa?

Uma das visitantes mais interessantes que já passaram pelo ARACNO Garden

Uma simpática visitante apareceu na grama do ARACNO Garden, uma visão rara, pois esse animal vive no solo. Inofensiva, a cobra-cega, ou anfisbena ou anfisbênia, é na verdade, um animal pertencente a um grupo dos répteis. Muitos acreditam ser lagartos sem patas, cobras e até minhocas.
O nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de desse animal é comprido, alongado e sem patas, como as cobras . Além disso, seus olhos são tão discretos que, olhando rapidamente para um desses indivíduos, temos a impressão de que ele é completamente cego, por aparentemente não possuir olhos. No entanto, ele é capaz de identificar, pelos olhos, as mudanças na luminosidade e, além disso, possui uma estrutura, um tentáculo, que permite que perceba cheiros e vibrações.
A maioria das espécies de cobras-cegas vive enterrada no solo (são, portanto, fossoriais) e, graças à cabeça bem dura que possuem, podem escavar galerias usando essa parte do corpo. Elas podem ser vistas, embora raramente, embaixo de folhas secas e úmidas: a serapilheira.
Cobras-cegas se alimentam, principalmente, de invertebrados. Em alguns casos, também, são capazes de comer outras cobras-cegas. Para tal, elas utilizam seus dentes para capturar as presas e, basicamente, as engolem.


5 comentários:

  1. O que eu faço se encontrar no meu jardim? Meus cães já mataram algumas e eu mesma por desconhecimento já matei. Sempre achava que vinham de outro lugar mas pelo jeito não é assim. O que eu faço se encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LIS, seja muito bem vinda. Elas aparecem de onde tem muita matéria orgânica, no subsolo, geralmente sua aparição está ligada às chuvas devido ao encharcamento da terra, então ela sobe para respirar. O que você deve fazer é esperar ela encontrar um meio de voltar ao chão ou com uma enxada ou pá afofar um ponto na terra e colocá-la pra que ela mesma faça um buraco. Gratidão pela visita.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Guilherme, seja muito bem vindo, depois do seu questionamento fui pesquisar sobre esse novo nome, e acredito que você esteja coberto de razão, estarei acrescentando essa informação, além de colocar os dois tipos. Gostaria de mencioná-lo na postagem, seria possível? Gratidão pela atenção.

      Excluir
  3. Achei essa fofura hoje no banheiro da bagunça aqui de casa .... Não sei se é venenosa, acredito que não... Joguei um paninho em cima e coloquei do lado de fora do quintal, rapidamente ela cafucou o chão e sumiu ...Fico feliz em saber que a Natureza está perto da minha casa !

    ResponderExcluir

Saiba Mais