domingo, 5 de junho de 2016

Herbário virtual leva flora brasileira para a internet

O acesso é para todos os amantes das plantas brasileiras

A imensa e exuberante flora brasileira está ao alcance de todo o mundo a partir deste domingo dia 29, graças ao "herbário virtual" com centenas de milhares de imagens em alta resolução, que está aberto à edição para pesquisadores.
O herbário virtual está disponível no site www.reflora.jbrj.gov.br, é composto por 420 mil fotografias de plantas prensadas e desidratadas, muitas delas colhidas por naturalistas europeus nos séculos XVIII e XIX.
A maior inovação do herbário virtual, segundo Rafaela Campostrini Forzza, coordenadora do projeto, está em permitir aos pesquisadores de todo o mundo acessar o banco de dados e a editar "on line" qualquer dado que julgarem que estar errado ou incompleto, sem supervisão de moderadores, no mesmo formato das páginas colaborativas, como a Wikipedia.
O herbário é composto por amostras de plantas brasileiras colhidas entre os séculos XVIII e XIX que se encontram nos Jardins Botânicos Reais em Kew (Reino Unido), no Museu Nacional de História Natural de Paris, além do vasto acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criado em 1890.
As mais antigas já permitiram comprovar de primeira mão a vegetação que existia em áreas agora urbanizadas, como é o caso de Copacabana, bairro carioca fundado há 121 anos.
Rafaela explicou que as amostras conservadas nos herbários europeus permitiram comprovar que em Copacabana havia uma vegetação junto ao solo chamada "restinga", aparentemente similar a de outras praias virgens hoje.
Os usuários comuns não poderão editar a base de dados do herbário, mas terão acesso à ferramenta completa de busca, que permite navegar por toda a flora do Brasil, incluindo a amazônica, e pelas diferentes épocas nas quais foram colhidas as amostras.
O site também possui ferramentas para auxiliar os pesquisadores, como a que permite medir a dimensão das pétalas, caule e frutos, e também uma paleta de cores para ajustar a tela e ver perfeitamente as imagens de alta resolução, que chegam até a 600 dpi.

Conheça minha rede
Meu Canal no YouTube
Minha Página no Facebook
Meu Instagram
Nosso Grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais