Pilates e Treinamento Funcional

Visitas

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Minicurso: Identificação das condições da saúde das árvores urbanas

Conteúdo escrito e apresentação de slides

PARABÉNS AOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO CURSO E DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA UNISO.

Aos interessados em fazer o curso Identificação das condições da saúde das árvores urbanas ou o Curso Podas Técnicas e Identificação das condições da saúde das árvores, entre em contato pelo e-mail roaracno@gmail.com

Aos alunos da turma da Semana do Meio Ambiente da Uniso.
Para baixar o conteúdo do Minicurso acesse o Google Drive e faça o download.


Sequência dos Slides

Slide 1 - Bem vindos à Semana do Meio Ambiente na Uniso
Quero primeiramente parabenizar a todos pelo envolvimento e interesse em um assunto tão importante e que vai um dia mudar o rumo desse planeta, e são atitudes como essas que fazem valer a pena cada suor derramado.

Slide 2 - Eu sou Rodrigo Aracno, Gestão Ambiental na Uniso, trabalho desde 2013 com podas, conservação, arborização, paisagismo e jardinagem, mas meu conhecimento vem há muito mais tempo. Ministro os cursos Identificação das condições da saúde das árvores urbanas e Podas Técnicas e Identificação das condições da saúde das árvores.

Slide 3 - O objetivo deste mini curso é deixar pessoas aptas a identificar as condições da saúde das árvores urbanas, atuando diretamente na prevenção de futuras quedas evitando acidentes. Acionado e cobrando a secretaria do meio ambiente de sua cidade.

Slide 4 - Antes de tudo precisamos entender coisas básicas das árvores, como elas funcionam. Não se preocupem, pois não irei entrar em coisas complexas da botânica e sim conceitos básicos e de fácil fixação.
A primeira pergunta: Do que as plantas se alimentam? Glicose.
Do que elas precisam? Nutrientes e iluminação.
Como elas se alimentam? Todo processo começa nas folhas. Qual a primeira a coisa que aparece depois da semente, a raiz, e logo depois o verde que logo se forma a primeira folha, essa folha faz a transpiração e essa transpiração absorve os nutrientes do solo, esses nutrientes passam pelo Xilema, condutor desse nutrientes até as folhas que são transformados em glicose e distribuídos por toda a planta pelo Floema (Atenção a esse nome, pois será importante daqui a pouco).

Slide 5 e 6 - Por que plantar árvores.
O poder de evaporação de apenas uma árvore chega a 300 litros de água em um dia, podendo, quando maiores, jogar até 1.100 litros na atmosfera. Não só isso, enquanto existir essa evaporação haverá chuvas, haverá nascentes, haverá umidade.
Se querem se aprofundar nesse estudo procurem pelo projeto RIOS VOADORES.

Slide 7 e 8 - POR QUE AS ÁRVORES CAEM?
Qualquer coisa que impeça alguma coisa no ciclo de vida da árvore, é motivo pra uma árvore cair. A queda de uma árvore é muito provável em uma ventania ou tempestade, mas não que isso seja a causa. Vamos aos detalhes:

Slide 9 - Vamos começar pelos piores exemplos, quando a árvore é arrancada com raiz do solo, será mesmo??
ALERTA DE REGRA: Toda planta precisa ter sua raiz em seu formato natural, ou seja, cada raiz cresce de acordo com o tamanho da copa da árvore, é o equilíbrio natural das plantas.
Alguém acredita que é possível que essa planta seja arrancada com raiz do solo???

Slide 10 - Quedas com raiz
Vejam essas imagens e comparem do tamanho da copa e o tamanho da raiz.

Slide 11 - Quebra do tronco, o que cada imagem tem relação é que todos estavam podres.

Slide 12 - Agora vamos aos reais motivos que levaram essas árvores a terem esses destinos.

Para avaliar uma árvore precisamos dividi-las em partes:
Raízes
Tronco
Galhos
Folhas e frutos

Slide 13, 14 e 15 - Raízes:
Precisamos ter em mente o que vimos no início quando as raízes precisam manter seu tamanho original.
Poda das raízes (Está Comprometida)
Confinamento das Raízes (Aumentar o espaço, se possível, se não, está comprometida)

Slide 16, 17 e 18 - Tronco:
O tronco é a parte mais exposta da árvore, é nela que os carros param em uma batida, é nela que as pessoas pregam cartazes, passam cal, expressam o amor.
Ferimentos (Retirar toda área afetada, aplicar fungicida e bactericida e fechar com resina. Se atingiu a raiz está comprometida)
Plantas ao redor (Retirar as plantas ao redor para entrada de ar e claridade evitando o aparecimento de fungos, se já estiver podre o procedimento é o mesmo citado em ferimentos.
Estrangulamentos (Eliminar o material que estrangula)
No passado, acreditava-se que pintar o tronco das árvores com cal estaria protegendo-as contra ataques de formigas, fungos e cupins, no entanto, tal técnica hoje não é mais recomendada, pois não trás nenhum benefício a essas plantas.
Algumas espécies de árvores realizam trocas gasosas através de estruturas presentes nos caules, dessa forma, pintá-los com cal pode impermeabilizar essas regiões e assim, comprometer a saúde vegetal.
Outra cultura que ainda é usado hoje é bater o facão na mangueira pra aumentar a frutificação. A mangueira é realmente estimulada e aumenta a produção, porém, os ferimentos levarão a árvore à morte e à queda.

Slide 19 - Folhas:
Essas são as que indicam com facilidade, de qual espécie estamos falando, através das folhas podemos identificar alguns sintomas:
Ausência de folhas, total e parcial pode indicar algum problema
Erva do passarinho é uma planta parasita, a semente dessa planta é trazida nas fezes do passarinho, que ao fazer suas necessidade em galhos deixa a semente já com adubo, as raízes penetram nos galho e não param mais de crescer até que um dia a hospedeira não resiste. (retirada das ervas, eliminado qualquer parte do caule da erva e utilizar o procedimento de ferimentos ou a poda do galho afetado)

Slide 20 - Pragas
Cupins e formigas
Os cupins deixam marcas evidentes e com um pouco de atenção vamos identificar que a árvore está com cupins e isso é um sinal de que ela está comprometida.
E as formigas?
Antes de decretá-las como ameaças temos que identificar alguns aspectos. Ela está Andando, Comendo, Cortando, Morando?
A única preocupação é um formigueiro instalado na árvore.
Mas isso não significa que eliminar cupins e formigas vai salvar a árvore, a presença deles significa que ela já está comprometida. O apodrecimento favorece a entrada para esses bichos.

Slide 21 - Não são pragas
Confusão com líquens e epífitas
Os líquens são seres vivos que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo e uma alga que se instalam nos troncos e galhos e não apresentam risco para a árvore. São indicadores de saúde do ambiente.
As plantas epífitas plantas que vivem sobre outras plantas, sem retirar nutrientes delas, mas apenas se apoiando nelas. Assim como Bromélias e Orquídeas.

Slide 22, 23, 24 e 25 - Galhos:
Os galhos são as partes mais sensíveis e o principal item para o apodrecimento de uma árvore, pois é o principal alvo das PODAS ERRADAS e quebras naturais.
Podas erradas (podar adequadamente e reequilibrar e ir ao fim da podridão)
Quebra por ventos e veículos de grande porte (podas de condução e reparo)
A poda não é bem compreendida, não é simplesmente criar uma forma na copa para parecer bonito, a poda precisa acompanhar a natureza da espécie.

Slide 26 - Consequências
O resultado de um cuidado inconsciente é a morte e a queda das árvores, as árvores caem com o vento e com as chuvas, mas devido aos cuidado errôneos e falta de preparo de profissionais e até da falta de informação.

Slide 27 - O que fazer?
Um estudo da espécie que possa se adaptar ao local do plantio, avaliando tamanho da calçada, profundidade do solo, altura da fiação.
Troca das árvores comprometidas com a participação da comunidade, para que a comunidade fique consciente da saúde e dos riscos da árvore.

Assista o vídeo: QUAL A ÁRVORE IDEAL do Biólogo e Botânico Demis Lima


As podas técnicas precisam ser acompanhadas por profissionais, preferencialmente, que tenham feito curso com o Rodrigo ARACNO.

As árvores caem na floresta como acontece nas cidades? Sim, mas existe um complexo sistema de comunicação entre as árvores, que quando uma está doente as outras a recuperam e se ela está condenada a floresta a absorve, e além disso não vai cair em cima de ninguém. Entenda como funciona esse sistema no vídeo "As árvores se comunicam":



Plante cuide e defenda as árvores.
O dia em que você achar que uma árvore suja sua casa de folhas, pare, respire fundo e diga:
 - Ainda posso respirar porque tenho uma árvore.
SALVE SUA ÁRVORE E AS ÁRVORES SALVARÃO O MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba Mais