quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Pimenta macaco


Uma planta diferente apareceu no meu jardim e despertou minha curiosidade. Vou mostrar pra vocês tudo o encontrei sobre ela. Eu sou Rodrigo Aracno e você está aqui no ARACNO Garden.

Qualquer dúvida sobre a postagem entre em contato comigo, vou adorar ajudar.

Conheça minha rede
Meu Canal no YouTube
Minha Página no Facebook
Meu Instagram
Nosso Grupo


Mático (Piper aduncum) é uma planta florífera da família Piperaceae. como muitas espécies da família, o mático tem odor picante. É popularmente conhecido como aperta-ruão, pimenta-de-fruto-ganchoso, tapa-buraco e jaborandi-falso.


De acordo com a crença popular, a planta foi descoberta por um soldado espanhol ferido, de nome Matico. Ele aprendeu, supostamente pelas tribos locais, que a aplicação das folhas dessa planta pode estancar sangramentos, e passou a ser designada "mático" ou "erva-do-soldado". O mático foi introduzido na medicina estadunidense e europeia por um médico de Liverpool em 1839 como um hemostático e adstringente para feridas.


Essa planta endêmica do Brasil é fonte de óleo essencial relativamente abundante, obtido a partir das folhas e galhos finos. Esse óleo apresenta várias atividades biológicas. Entre as atividades mais importantes dos extratos, do óleo essencial e de substâncias isoladas, estão: antibacteriana, leishmanicida, antifúngica, antioxidante, citotóxica/anticâncer, larvicida/inseticida, antiplaquetária, moluscicida e antiviral.


Na Amazônia, muitas das tribos nativas usam as folhas de matico como antisséptico. No Peru, é usado para estancar hemorragias e no tratamento de úlceras, e na Europa pratica-se o uso no tratamento de doenças genitais e órgãos urinários.

Alguns artigos:

Potencialidades da pimenta-de-macaco (Piper aduncum L.) EMBRAPA

ÓLEO essencial de Pimenta-de-Macaco, Piper aduncum L. (Piperaceae), como inseticida botânico. EMBRAPA

Piper aduncum L.: Planta Pluripotente e Fonte de Substâncias Fitoquímicas Importantes. FITOS


Identificação da Planta:









Mudando um pouco de assunto, você sabe como cuidar de uma Planta Semi- Aquática? Assista esse vídeo especial sobre isso, conheça o meu canal ARACNO Garden.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais