sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Flor Branca e amarela no centro

Turneraceae, Turnera, Xanana ou flor-do-guarujá


Nativa da América Tropical, com ocorrência registrada em quase todo o território brasileiro, nas áreas urbanas é muito comum encontrar arbustos em calçadas, podendo ser encontradas em áreas litorâneas, sendo muito comum nas restingas da região nordeste do Brasil. Esta espécie, uma erva perene, com cerca de 50 cm de altura, podendo ocorrer em forma arbustiva em condições extremamente favoráveis.


Erva Daninha? Será?

Considerada daninha, por crescer em culturas, pomares e áreas de plantação comercial. Quem a considera daninha, provavelmente, não sabe que a chanana é uma PANC, plantas comestíveis não convencionais, suas flores têm sabor adocicado e podem ser consumidas in natura; suas folhas podem ser submetidas a infusão para preparação de chás ou secas e moídas, e utilizadas como tempero, chamado de oreganillo.

Além de PANC e ornamental, a chanana também possui utilização na medicina popular tradicional há muito tempo, embora existam poucos estudos sobre suas propriedades farmacológicas. Na região nordeste do Brasil, é muito usada no tratamento de disfunções menstruais, como cólicas e ausência de menstruação, sendo ainda recomendada no tratamento de tumores, doenças gastrointestinais, gripes e problemas respiratórios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Saiba Mais