Tempero, chá, tintura ou óleo essencial, mas não é só isso
Qualquer dúvida sobre a postagem entre em contato comigo, vou adorar ajudar. Eu sou Rodrigo Aracno e trago aqui uma das delícias da culinária.
O tomilho (Thymus vulgaris)é usado na culinária para dar sabor e aroma aos preparados, também possui propriedades medicinais anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes e neuroprotetoras, sendo assim, utilizado na medicina tradicional para tratar problemas de saúde como bronquite, tosse ou até mesmo auxiliar no tratamento do Alzheimer.
São usadas as folhas e flores, frescas ou desidratadas e extraído os óleos essenciais.
O uso medicinal de qualquer planta deve ser sempre acompanhado de especialistas, médicos e fitoterapeutas.
Veja uma lista completa dos tratamentos que se utilizam do Tomilho no site Tua Vida.
Na cozinha:
Tomilho-comum:
Conhecido pelo sabor picante e amargo, o tomilho-comum deve ser usado com cautela nos pratos. Uma boa opção é aproveitá-lo para preparar caldos ou para adicionar um gostinho extra nas carnes salpicando suas folhas pequenas por cima delas. Além disso, também pode ser servido junto com batatas, tomate e beterraba, por exemplo.
Tomilho-limão:
Além das folhas um pouco maiores que a do tomilho-comum, o tomilho-limão também se diferencia do primeiro pelo sabor cítrico. É ótimo para a preparação de molho branco e para molhos de carne em geral ou massas com um leve toque agridoce.
Plantando Tomilho
O tomilho é uma planta robusta e portanto não é muito exigente. Cresce bem em temperaturas ambiente, mas pode suportar temperaturas mais baixas ou mais altas.
O tomilho é uma planta de sol pleno e deve receber luz solar direta por pelo menos 5 horas diariamente. O solo deve arenoso, ser irrigado com frequência para que fique levemente úmido. Excesso de umidade prejudica o tomilho. Se a planta já está desenvolvida ela suporta pequenos períodos de solo seco.
O tomilho é uma planta perene, pode ser cultivada por vários anos. Mas aos poucos perde a produtividade pois seus galhos vão se tornando lenhosos. É melhor trocar a planta a cada 2 ou 3 anos.
Pode o tomilho com frequência, deixando a parte mais lenhosa. Ele volta a crescer com facilidade. Vai muito bem em Hortas, floreiras e vasos. Ficam lindo na decoração externa.
Tomilho limão |
Tomilho lanoso |
Flor do Tomilho |