Um véu de seda cobrindo as plantas é sinal de infestação
Ácaro vermelho (Tetranychus ludeni)
Entre as culturas afetadas estão o Algodão, Alho, Amendoim, Cebola, Ervilha, Feijão, Feijão-vagem, Pimenta, Pimenta-do-reino, Pimentão, Quiabo, Tomate, também ataca gramados e cercas vivas.
Os Ácaros vermelhos se alimentam de seiva, a seda é pra cobrir criando um micro clima que permite a reprodução e camufla de predadores. Essa seda impede a fotossíntese, ou seja, a planta não consegue produzir seiva elaborada e isso faz com que a planta não resista. Mas o que atrai eles para as plantas é a chave pra não ocorrer as infestações, eles são atraídos por plantas adoecidas, ou desnutridas. Significa que elas estavam sofrendo, e a natureza sabe disso, enviando seus decompositores. Daí a importância de manter a planta saudável.
Estes ácaros causam danos a várias espécies de plantas e aparecem principalmente em época de tempo seco.
A infestação tem início geralmente nas folhas mais velhas para depois generalizar-se por toda a planta, incluindo nas folhas novas. As folhas atacadas apresentam, de início, pequenas manchas avermelhadas entre as nervuras das folhas, as folhas perdem a cor, secam e caem.
Para eliminar existem algumas opções não agressivas como sabão de potássio, óleo de neem, solução de alho, solução de tabaco, além dos produtos químicos. Mas a melhor opção é manter as plantas adubadas, com regas e iluminação adequada para cada planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.