O lixo que não se joga fora
Olá, sejam bem vindas e bem vindos ao Blog ARACNO Garden. Eu sou Rodrigo Aracno e trago pra vocês adubos "Mágicos" que vocês têm aí em casa.
Restos de alimento e restos de podas das plantas são alimento para plantas de jardins e hortas e aqui eu mostro quais são eles.
O adubo caseiro mais rico em nutrientes é o composto, que se faz com resíduos da casa e do jardim. Mas há mais: a casca das bananas, as cinzas de madeira, o sumo de frutas. Da mesma forma que os adubos comercializados, não convém utilizar nem em excesso nem de modo continuado.
Cascas de Banana, Cascas de Ovos e Borra de Café
É a melhor combinação de nutrientes que as plantas necessitam. Mas não podem ser colocados direto nas plantas, pois se ainda estão em decomposição, são ácidos e podem até matas a planta. O ideal é misturar com terra, deiar decompor por 30 dias e depois aplicar. Se for possível bater no liquidificador o resultado é ainda melhor.
Cinzas de madeira
As cinzas de madeira são ricas em fósforo e potássio, elementos que favorecem a floração e aumentam a resistência ao frio. Também contêm cálcio e oligoelementos.
Pode usar as cinzas que sobram do churrasco, cinzas de madeira da chaminé ou de barbecue ou de ramos de arbustos. (Lembrando de fazer fogueiras em dias úmidos e usar somente madeira seca, papeis e plástico são tóxicos)
Quando esfriam deve deitar duas ou três pás aos pés de cada espécie e misturar com a terra. São excelentes para as rosas. Pode adicionar na composteira.
Composto – Tem mais nutrientes
Trata-se de um adubo orgânico elaborado a partir de desperdícios. Do jardim, pode usar as daninhas (sem flores nem sementes), restos de relva, flores murchas,, ramos podados, folhas ou palha. Não convém juntar plantas doentes ou tratadas com produtos químicos.
Da horta, os restos de verduras e colheitas passadas. De casa, borrsa de café e chá, cascas de ovo ou papel de jornal.
O recipiente que vai usar para o composto deve ficar num cantinho com sombra. Convém esfarelar os resíduos o máximo possível, dipostos por camadas: uma inferior, os restos lenhosos grossos; sobre estes, matéria orgânica como estrume e terra de jardim, depois, folhas, feno ou palha.
De vez em quando, convém humedecer o composto e dar a volta todos os meses. Assim que apresentar um tom acastanhado e estiver frio, é sinal que está pronto a ser usado.
Vou deixar um CLIQUE AQUI de uma postagem que fiz sobre como fazer uma compostagem passo a passo.
E também abaixo, um vídeo que fiz com meu filho de uma COMPOSTAGEM DIFERENTE.
Terriço de folhas
As folhas que as árvores perdem no outono, além de serem um elemento básico na elaboração do composto, podem ser utilizadas para melhorar a terra. Coloque-as num saco de plástico negro esburacado. Necessitam entre seis a 12 meses para se decomporem e se converterem em terriço, ideal para misturar coma terra, tanto do jardim como dos vasos, ou para usar como cobertura.
Adubo verde – Valem todas as plantas
O adubo verde incrementa a fertilidade do terreno e evita a erosão e a proliferação de daninhas, reduzindo a evaporação.
Como adubo verde serve qualquer planta, embora as mais usadas sejam as leguminosas feijões, favas e ervilhas ou as forrageiras.
Trata-se de cultivar estas plantas como rasteiras junto de outras plantas ou de as semear antes e arrancá-las quando se vai plantar.
Cascas de banana – Arbustos e bagas
Esta fruta tem a particularidade de acumular, durante o crescimento, grandes quantidades de elementos minerais (potássio). E como estes nutrientes permanecem na casca, podem ser aproveitados.
A casca da banana é estupenda para todos os arbustos que emitem bagas.
Outros adubos – Sumos de frutos e café
Outros adubos bons: restos de sumos de frutos, junto com a água da rega; a terra da toca das toupeiras é rica em sais minerais e melhora o solo das sementeiras; a água de cozer batatas é muito rica em nutrientes e pode ser usada para regar as plantas de interior; borras de café ou chá podem ser estendidas em capas finas, juntando depois a terra.