Uma matéria de Teresa Chambel
TERESA CHAMBELArquiteta Paisagista |
Há de fato plantas de que as borboletas gostam mais e que as atraem, há até plantas que atraem determinadas borboletas (como a borboleta-monarca, que é atraída exclusivamente pelas asclépias). As borboletas tal como as abelhas procuram flores cheias de néctar para se alimentarem e locais adequados para fazerem as posturas dos seus ovos, logo as suas lagartas vão alimentar-se das folhas destas plantas. As borboletas são atraídas pelas flores de cores vivas e aromas suaves. Há até algumas que incorporam compostos presentes em algumas plantas e usam-nos na defesa contra os seus predadores naturais. Sequer mesmo borboletas no seu jardim, opte por ter algumas destas plantas.
Equinácea
Echinacea purpurea
Uma herbácea perene com muitas propriedades medicinais que pode ter 60-80 cm de altura. Gosta de zonas com muito sol, faz bonitas bordaduras e maciços e também fica bem em vaso. Agradece regas regulares, mas tem alguma resistência à falta de água. Prefere solos com alguma matéria orgânica. Nas zonas mais frias, pode desaparecer durante o inverno e tornar a rebentar na primavera.
Equinacea |
Alisso ou flor-de-mel
Lobularia maritima
Herbácea perene com um delicioso aroma a mel, muitas vezes morre no inverno com o frio. Deve plantar-se na primavera, é excelente para jardins rochosos, vasos e floreiras. Gosta de zonas com muito sol, não cresce mais do 20-30 cm, pode ter flores brancas, roxas ou cor-de-rosa. Resistente à secura, requer rega regular sem encharcar, devendo-se deixar secar o substrato entre regas.
Veja o vídeo:
Asclépias
Asclepias curassavica
São plantas que crescem rapidamente, atingindo um metro de altura com alguma facilidade. A planta é muito venenosa e uma excelente armadilha para pulgões. As lagartas da monarca não são sensíveis ao seu veneno e alimentam-se em exclusivo desta planta, deixando-a quase totalmente depenada. As suas flores são muito atrativas e aromáticas, as borboletas põem lá os seus ovos e as lagartas alimentam-se delas.
Bocas-de-lobo
Antirrhinum majus
Plantas anuais que se podem semear diretamente. Existem em vários tamanhos e cores e são um clássico dos jardins em Portugal e em toda a Europa – em Inglaterra há variedades de todas as cores, formas e feitios. Há uma variedade ibérica perene, o Antirrhinum cirrhigenum, que pode atingir 50-60 cm de altura, tem uma floração cor-de-rosa durante quase todo o ano e é uma planta muito rústica, dá-se em todo o país e em qualquer tipo de jardim, e as abelhas e borboletas adoram-na.
Cosmos
Esta é uma das minhas herbáceas anuais favoritas. Pode crescer de 50 cm a 2 metros consoante a variedade, existe em cores tão distintas como branco, roxo, cor-de-rosa, bordeaux, encarnado, e até castanho-chocolate. É uma planta muito rústica, pouco exigente em termos de solo, de água e de fertilização. Gosta de sol direto, mas é sensível ao frio. Deve ser semeada em abril ou maio, depois de passar o frio.
Arbusto-das-borboletas
Um arbusto semicaduco (pode perder ou não totalmente as folhas consoante está mais ou menos frio). Tem uma floração exuberante na primavera e verão. Muito perfumada, pode ser branca, lilás ou cor-de-rosa. Gosta de zonas com sol, resiste aos ventos marítimos. Necessita de regas regulares, deve deixar secar-se entre regas, principalmente se estiver em vaso. Fertilizar nos meses de primavera e verão. Podar ligeiramente a seguir à floração.
Estrela-do-egito
Pentas lanceolata
Esta é uma herbácea perene muito versátil e resistente e uma excelente opção para qualquer jardim de baixa manutenção, pois tem uma floração em forma de estrela, que se prolonga sem cessar da primavera até ao outono. Tem cores muito alegres, com vários tons de cor-de-rosa, roxo, encarnado, lilás e branco, e a sua altura não ultrapassa os 60 cm. Gosta de zonas de sol pleno ou meia-sombra, é tolerante a algum frio, desde que não seja extremo. Dá-se bem em qualquer tipo de solo desde que bem drenado. Deve ser fertilizada na primavera e verão.
Zínias
Zinnia elegans
Uma herbácea anual, usada muito tradicionalmente nos jardins em Portugal. Tem uma floração extraordinariamente alegre de cores variadas, como cor-de-rosa, encarnado, amare-lo, cor de laranja, salmão, roxo, etc., que se prolonga todo o verão. Gosta de zonas com muito sol e substratos ricos em matéria orgânica. Necessita de regas regulares, sem encharcar e deixando secar o substrato entre regas. Deve fertilizar-se o solo antes de fazer a plantação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.