O maior controle de pragas é a biodiversidade
Olá, eu sou Rodrigo Aracno e trago pra vocês uma dica preciosa para o controle de pragas no seu jardim. Se você quiser falar comigo participe do grupo no Facebook: "Jardineiros pela Própria Natureza" Lembre-se que pra entrar você terá de responder 3 perguntas.
Cantinho da biodiversidade. No Aracno Garden eu crio essas "ilhas" com plantas variadas, isso atrai a macro e micro fauna, que enriquece esse micro clima e dificulta o desenvolvimento de pragas.
Quanto maior o número de espécies juntas, desde que do mesmo clima, e que não atrapalhem o desenvolvimento umas das outras, maior será a resistência das plantas perante as doenças e pragas.
Isso ocorre porque tipos diferentes de plantas atraem tipos diferentes de insetos, e outros bichos, além de atrair uma quantidade muito grande de microorganismos benéficos. E isso faz com que a população desses seres seja equilibrada, não deixando uma única espécie se desenvolver e virar um problema.
A adubação com composto orgânico no solo (Veja como fazer) é fundamental pra todo isso se manter.
Explicando um pouco do que tem nessa "ilha" que fiz:
Fiz um quadro no chão, com madeira de árvore caída, é importante o contato dessa madeira no solo, para abrigar microorganismos, e plantei o Lírio da Paz, a Espada de São Jorge e o Asplênio. Com o desenvolvimento do micro clima apareceram, expontâneamente, a Samambaia e a Palmeira (que ainda não sei qual é). E a pouco um Bambú emergiu maravilhosamente.
Lembrando que nesse caso há bastante sombra e solo úmido.
Tente fazer em seu jardim, em ambientes com bastante sol dá pra fazer um "ilha" bem colorida com flores de várias espécies (Veja as flores coloridas em cada estação do ano)
Abaixo as plantas em detalhes:
Bambú |
Espada de São Jorge |
Lírio da Paz |
Asplênio |
Palmeira |
Samambaia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.