Nada mais gostoso do que colher os temperos frescos para um sabor especial na comida
Preparei uma lista com cinco temperos de fácil cultivo que são ideais para pequenos espaços, como vasos e caixotes em casa ou no apartamento. Aqui você vai encontrar um passo a passo, mas não se preocupe, se não tiver tempo e ainda assim quer poder ter em casa, você encontra tudo pronto em lojas de jardinagem.
Conheça minha rede
É importante que para essas plantas haja no mínimo 04 horas de Sol, e manter a terra úmida, como no vaso ou jardineira a terra seca rápido, é aconselhável regar duas vezes, uma de manhã e outra no final da tarde, direcionando a rega para a terra, evitando as folhas, para as folhas prefira um borrifador.
O que iremos precisar para termos plantas saudáveis é muito simples:
Mudas dos temperos (se preferir pode ser de sementes, mas vai demorar um pouco)
01 parte de areia grossa;
01 parte de terra marrom de jardim;
01 parte de terra vegetal (Húmus) ou composto curtido. (Como fazer Composto)
01 parte de esterco curtido
Acrescente a cada 5 litros desta mistura:
01 colher de cálcio dolomítico; ou casca de ovos moída.
01 colher de carvão em pedacinhos;
01 colher de sopa de cinzas de madeira (o carvão e cinza pode ser depois daquele churrasquinho, (mas lembre de esfriar antes).
Depois de tudo misturado, muito bem misturado, basta preparar seu vaso ou jardineira. (Como montar uma Jardineira)
Manjericão
Podendo ser plantado até em vasos, o manjericão perfuma e dá um sabor especial nos mais variados pratos, como pizzas, saladas, molhos, recheios e em várias massas. Sua colheita se dá até em 60 dias após o plantio.
Salsinha
De uso diário para incrementar o tempero de receitas culinárias, as folhas miúdas e aromáticas da salsinha são um diferencial nos mais diversos pratos e também são utilizadas pelos seus efeitos medicinais. Pode ser plantada o ano todo em canteiros de hortas e em vasos, inclusive decorando janelas.
Coentro
Tempero típico da culinária regional do Norte e Nordeste, as folhas do coentro são muito usadas em saladas e pratos salgados, além dos frutos secos realçarem carnes, doces, picles e licores. A produção doméstica pode ser feita em um pequeno canteiro, com a colheita iniciada após cerca de 30 dias.
Alecrim
Conhecido pelos benefícios que oferece à saúde humana, uma pitada de alecrim pode fazer diferença tanto no aroma quanto no sabor de um prato. O plantio em espaços pequenos é alternativa para deixá-lo sempre à mão, além de ser tolerante à seca, podendo passar até três dias sem receber regas.
Pimenta-Biquinho
Essa pimenta vai transformar o sabor de um prato, realçando seus sabores. Pode ser plantada em pequenos espaços, mas com a ajuda de um tutor.
Essa pimenta contém betacaroteno, uma substância antioxidante, que auxilia o nosso organismo a absorver melhor as vitaminas A e C, por isso, é um alimento que fortalece o sistema imunológico.
Outras propriedades benéficas que a pimenta-biquinho possui é ser fonte de ferro, cálcio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo, minerais indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, contém as vitaminas B6, C e K1, contribuindo para o controle do açúcar no sangue e para prevenir inflamações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.