segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Como controlar formigas cortadeiras

Material em PDF com técnicas para controlar as formigas


Um folheto da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) mostra o que fazer para controlar esses insetos, retirando os ninhos, quimicamente e com uso de iscas granuladas.

CLIQUE PARA ACESSAR O MATERIAL

Além disso, existem técnicas de controle biológico, sementes de gergelim preto. Espalhe as sementes de gergelim preto na bordadura dos canteiros, e após seu crescimento a folha dessa cultura irá se tornar atrativa para as formigas. As formigas cortam as folhas e carregam para o formigueiro. As folhas são toxicas para o fungo que alimenta as formigas.


Você sabia que as formigas cortadeiras são verdadeiras arquitetas da natureza? Essas pequenas operárias têm uma missão importante: coletar folhas para cultivar um fungo que serve de alimento para toda a colônia. 🍃💪

Em uma incrível exibição de trabalho em equipe, as formigas cortadeiras cortam as folhas em pedaços e carregam-nas para o formigueiro. Ali, o fungo cresce, proporcionando uma fonte constante de alimento para essas incansáveis trabalhadoras. 🏡🍽

Mas, como nem tudo são flores, essas formigas enfrentam muitos desafios. A natureza as dotou de estratégias incríveis para superar obstáculos, como formar verdadeiros exércitos para proteger o formigueiro. 👊🌲

Ao observar essas formigas em ação, somos lembrados de como a cooperação e a resiliência são essenciais para a sobrevivência. Que tal dedicar um momento para apreciar a incrível engenhosidade desses pequenos seres que desempenham um papel crucial na ecologia? 🌍🔍


sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Calendário Biodinâmico 2024 para baixar em PDF

 A Associação Biodinâmica dispõe para Download gratuito o mês de Janeiro de 2024, afim de ajudar os agricultores em seus planejamentos em caso de pedidos em cima da hora.

Clique aqui para baixar, ou na imagem da capa do calendário 2024. Caso queira adquirir a agenda e o calendário completo acesse o site da associação e faça seu pedido.



quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Tarântula Azul Elétrica

Aranha Elétrica Chilobrachys natanicharum


Tarântula azul "elétrica", que de elétrica não tem nada, mas é linda demais, recém descoberta na Tailândia, segundo a CNN


“(Encontramos) uma nova espécie de tarântula que exibe uma tonalidade azul-violeta hipnotizante, que lembra faíscas azuis elétricas”, disse Narin Chomphuphuang, pesquisador do Departamento de Entomologia e Fitopatologia da Universidade Khon Kaen, à CNN.

Grupo de pesquisadores tailandeses encontrou a aranha durante uma expedição à província de Phang-Nga, no sul do país. O estudo detalhando a descoberta foi publicado na revista científica ZooKeys em 18 de setembro.

Os pesquisadores disseram que essa coloração vem do arranjo de “nanoestruturas fotônicas biológicas, e não de pigmentos”.


Isso significa que a coloração azul elétrica não vem da presença de pigmentação azul, mas sim “da estrutura única de seu cabelo, que incorpora nanoestruturas que manipulam a luz para criar essa impressionante aparência azul”, explicou Chomphuphuang.

A escassez do azul na natureza pode ser atribuída a dificuldades na absorção e reflexão de comprimentos de onda específicos de luz. “Para parecer azul, um objeto precisa absorver quantidades muito pequenas de energia enquanto reflete luz azul de alta energia”, o que é um desafio, disse ele.

De acordo com o trabalho de pesquisa, a coloração única da tarântula vem de dois tipos de pelos, “azul metálico e violeta”, que estão presentes em diferentes partes do corpo, incluindo as pernas, as quelíceras (apêndices em forma de pinça na frente do boca) e a carapaça (concha superior).


A coloração e outras características das aranhas variavam de acordo com o sexo e a idade. Fêmeas e machos jovens têm mais cabelos de cor violeta do que azuis metálicos em partes do corpo, acrescentou o estudo.

A tarântula recém-descoberta vive em ocos de árvores, dificultando sua captura, e os pesquisadores tiveram que subir em árvores para atraí-la, disse Chomphuphuang.


“Durante a nossa expedição, caminhamos à tarde e à noite durante a maré baixa, conseguindo recolher apenas dois deles”, acrescentou.

De acordo com o trabalho de pesquisa, Chilobrachys natanicharum já havia sido avistado no mercado comercial de tarântulas, conhecido apenas como “Chilobrachys sp. Electric Blue Tarantula”, mas sem qualquer informação sobre suas características ou habitats naturais.

Normalmente, as tarântulas são terrestres ou arbóreas, mas o Chilobrachys natanicharum pode viver em ambos os ambientes, disseram os pesquisadores, demonstrando sua adaptabilidade.

No entanto, com o declínio das florestas de mangais — em grande parte causado pelo desmatamento — Chomphuphuang diz que a tarântula azul elétrica é também uma das tarântulas mais raras do mundo.


Fonte CNN



segunda-feira, 5 de junho de 2023

Imagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente




05 de Junho Assista o vídeo

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Cogumelo de lamela preta

Agaricus, talvez um arvensis 

Rodrigo Aracno


"É uma espécie de Agaricus. A coloração das lamelas, quando maduro, se dá pela cor escura dos esporos típica desse gênero. Mas a decomposição, decorrente do estágio avançado do cogumelo também contribui." disse Denis Zabin, do Grupo Cogumelos do Brasil, na ajuda para identificar esse fungo.

Rodrigo Aracno


Rodrigo Aracno Parque da Biquinha Sorocaba



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Tesourinha preta com ponta laranja

Pelo menos foi assim que eu interpretei logo de início. Além da tesourinha, também pensei no venenoso Potó.

Xanthopygus

Graças a ajuda do grupo INSETOS DO BRASIL chegamos ao Xanthopygus sp. besouro Estafilinídeo. Predador de larvas, no caso deste, eu encontrei na compostagem predando larvas de mosca soldado. 

Vou deixar aqui abaixo as imagens do Potó e da Tesourinha para que possam comparar.

Potó

Tesourinha


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Aranha vermelha de parede

Nem toda aranha marrom é a Aranha Marrom, veja dois casos de muita confusão


Nesticodes rufipes é uma pequena espécie de aranha conhecida popularmente como aranha vermelha comum. É abundante em áreas urbanas e pode ser encontrada pela casa toda.

Logo de início, as pessoas que não a conhecem, a identificam por Aranha Marrom. Lembrando que não é somente a cor Marrom que identifica a Loxosceles (Aranha Marrom), existem características únicas da espécie como a posição das patas.

Comparação da Nesticodes rufipes e a Loxosceles

Nesticodes rufipes é única do seu gênero e apresenta uma distribuição pantropical e pode ser encontrada em vários continentes. Seu prossomo (cabeça) e suas patas são vermelhas e o seu opistossomo (parte posterior do corpo) é grande e esférico, muito maior que parte anterior do corpo. Apesar de fazer parte da mesma família de aranhas da famosa viúva-negra (Família Theridiidae), é uma espécie inofensiva e pode ser considerada como uma importante controladora de populações de cupins e outros insetos.

Nesticodes rufipes (Aranha Vermelha)

Nesticodes rufipes (Aranha Vermelha)

Aranha Marrom (Loxosceles)

Aranha Cuspideira (Scytodes thoracica)

O gênero Scytodes, conhecida por cuspideiras, por lançar sua teia em suas vítimas, prendendo-as ao chão. É uma espécie de cores variadas, onde a Scytodes thoracica é muito confundida também com a Aranha Marrom.
As cuspideiras são territoriais, onde os adultos são agressivos a outros adultos.


FALANDO EM ARANHAS:
Olha essa aranha, muito estranha, que encontrei em minha goiabeira.




quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Fonte inesgotável de água potável

 Vapor de água doce acima dos oceanos pode ser essa fonte

O sistema de condensação do vapor de água é uma tecnologia bem conhecida.
[Imagem: Afeefa Rahman et al. - 10.1038/s41598-022-24314-2]

Os oceanos não nos disponibilizam água potável, e as tecnologias de dessalinização ainda são caras e energeticamente ineficientes.

Mas pode haver uma forma de suprir todas as necessidades humanas de água doce lá mesmo nos oceanos.

Acontece que, logo acima de todos os oceanos da Terra, existe uma camada de água doce na forma de vapor de água - tudo o que precisamos é de uma técnica para capturar essa água de maneira economicamente viável.

E um trio de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, acredita ter a solução para isso.

Acesse o link da matéria e acompanhe. 

Fonte da matéria: Site Inovação Tecnológica

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O que é eutrofização

A eutrofização ocorre em razão do acúmulo de nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio

Fotos: Rodrigo Aracno

A eutrofização é um processo que multiplica a quantidade de algas. Um desequilíbrio no ciclo do nitrogênio gera uma grande proliferação de algas, a poluição causa um aumento na amônia, nitrito ou nitrato na água que irão servir de alimentos para as algas. Esse fenômeno é um desequilíbrio, causando a morte de peixes, plantas e outros organismos.

Fotos: Rodrigo Aracno

O humano pode desencadear a eutrofização quando, por exemplo, lança no ambiente aquático resíduos, como o esgoto doméstico e industrial, ou faz a utilização inadequada de adubos orgânicos, que podem ser transportados para o ambiente aquático. Esse tipo de eutrofização é denominado de eutrofização cultural ou artificial.

Fotos: Rodrigo Aracno


Saiba Mais