terça-feira, 31 de maio de 2016

Humanos e gramíneas relação que passa dos 10 mil anos

Saiba como as gramíneas tornaram nossas vidas melhores

Existem mais de 6 mil espécies de plantas da família das gramíneas, entre as quais a grama de jardim, a cevada, o alpiste, o bambu, a aveia e a cana de açúcar. As gramíneas em geral são de folhas longas e estreitas, caules quase sempre ocos e raízes que formam uma “cabeleira” espessa. As flores das gramíneas nascem na extremidade do caule e costumam formar cachos. A polinização é feita em sua maioria pela ação do vento, a flor origina um fruto seco chamado de cariopse, em seu interior a semente é rica em óleo.
As gramíneas fornecem a maior parte dos alimentos consumidos por seres humanos e animais de criação. Com essas sementes, ou grãos, são produzidos farinhas para pães, bolos e biscoitos. As primeiras gramíneas cultivadas pelo homem foram o trigo e a cevada, cerca de 10 mil anos.

Utilizando as Gramíneas
Os jardins do mundo todo são cobertos pelo verde gramado, os grãos maduros de cereais como o trigo, a cevada e o milho servem para produzir farinhas de alto teor alimentício, seus caules podem ser usados para fabricar cestos e até cobrir casas.
As sementes de painço e alpiste são usadas como alimentos de pássaros e outros animais, com a cevada fabricam-se bebidas como a cerveja e também é utilizada na alimentação de animais, usa-se centeio para fazer pães e produzir ração animal, seu caule é usado na fabricação de esteiras de praia.
Existe mais de trinta variedades de trigo, a farinha de trigo é utilizada na fabricação de massas, pães, bolos e outros alimentos. O arroz é um cereal que compõe a dieta de povos em todo o mundo.
A cana de açúcar, que pode atingir cinco metros, é moída, o líquido é matéria prima para a fabricação de álcool e açúcar.
O bambu é uma gramínea que ultrapassa os trinta metros de altura, seu caule oco e rígido é usado para construir cercas, casas, mobílias e muitos outros objetos.

As gramíneas não são totalmente de bom grado
Atualmente estamos passando por um processo de revitalização de nossas florestas, mas uma gramínea, que ates foi uma grande descoberta, transformou-se em um grande problema.
O nome dela é Braquiária, a braquiária foi introduzida no Brasil em 1960, onde se adaptou muito bem, originária da Região dos Grandes Lagos em Uganda (África). Essa gramínea é usada para pastos em criação de gado, porém ela dificulta o desenvolvimento de outras plantas, tornando o reflorestamento por mudas mais difícil. Infelizmente é preciso usar herbicidas para o controle dessa gramínea. Há casos de consórcio de culturas para evitar a retirada drástica.

Receitas saudáveis com Whey Protein

Receita deliciosas e saudáveis do livro "Dieta com Whey Protein – Os benefícios do soro do leite para a sua saúde" de Geórgia Bachi

Confira abaixo três receitas práticas com whey protein elaboradas pela nutricionista Geórgia Bachi, que você pode inserir em sua dieta e adaptar às suas preferências. Só não esqueça que uma dieta com whey não tem efeito milagroso – é preciso conciliá-la a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos. Saiba tudo sobre whey protein.

Omelete proteica

Ingredientes

- 1 gema

- 4 claras

- 35g de whey protein sabor baunilha

- 2 fatias de peito de peru

- 1 colher (sopa) de queijo cottage

- Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as claras e a gema e misture bem. Adicione o whey protein, as fatias de peito de peru picadas, o queijo cottage e o sal. Unte uma frigideira com óleo. Despeje a mistura e acrescente 2 colheres (chá) de água. Deixe até dourar.



Cappuccino achocolatado

Ingredientes

- 1 colher (chá) de café solúvel

- 100 ml de leite desnatado gelado

- 200 ml de sorvete de creme light

- 30g de whey protein sabor chocolate

- 5 cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que se forme uma mistura homogênea. Sirva em seguida.



Barra proteica

Ingredientes

- 1 banana amassada

- 1 colher (sopa) de manteiga de amendoim

- 1 colher (sopa) de adoçante culinário

-1 e ½ xícara (chá) de aveia em flocos ou quinoa

- 120g de whey protein

- 200 ml de bebida de soja zero

- 4 castanhas-do-pará picadinhas

- 1 pitada de canela

Modo de preparo

Misture tudo e coloque em uma assadeira forrada com papel-manteiga e untada com óleo de coco. Asse por 15 a 20 minutos. Espere esfriar, corte e embrulhe com papel alumínio.

Quanto mais velha a árvore, mais ela absorve CO2

Estudo avaliou 670 mil árvores de 403 espécies nos últimos 80 anos

Descoberta é uma contradição de que árvore velha contribuiria menos, quanto mais velha é uma árvore, mais ela captura dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para continuar a crescer, revelou um estudo publicado na revista científica britânica "Nature".
Cerca de quarenta cientistas participaram desse estudo, que analisou os dados dos últimos 80 anos de 670 mil árvores de 403 espécies diferentes existentes em todos os continentes, são os espécimes mais velhos e, portanto, os maiores de cada espécie os que crescem mais rápido e que, consequentemente, absorvem mais CO2.
"É como se, para os humanos, o crescimento se acelerasse depois da adolescência ao invés de se retardar", explicou para a AFP Nathan Stephenson, um dos autores do trabalho.
As árvores absorvem da atmosfera o CO2, principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, e o armazenam em seus troncos, seus galhos e suas folhas. As florestas desempenham, assim, um papel de reservatórios de carbono, mas até que ponto elas retardariam o aquecimento é um assunto em aberto.
"Já sabemos que as florestas antigas estocam mais carbono do que as florestas mais jovens", explicou Nathan Stephenson. Mas, prosseguiu o pesquisador, "as florestas antigas têm árvores de todos os tamanhos e não está claro quais cresceram mais rápido, capturando assim a maior quantidade de dióxido de carbono".
Esse estudo dá uma resposta clara a esta questão: "para reduzir o dióxido de carbono presente na atmosfera, é melhor ter árvores grandes (e, portanto, antigas)", resumiu o cientista. "Esse conhecimento vai nos permitir melhorar nossos modelos para prever como as mudanças climáticas e as florestas interagem", ressaltou Nathan Stephenson.

Manjericão - Saboroso, perfuma molhos e saladas

Ajuda crianças a abrir o apetite

O Manjericão é originário da Índia e do Egito, mas conquistou um lugar como condimento na Itália, onde é largamente usado em molhos, saladas e frutos do mar.
No #ARACNOGarden o Manjericão é plantado em vaso, deixado próximo da cozinha. O manjericão floresce muito bem no Brasil, exceto em regiões muito frias e sujeitas a geadas. É plantada através de sementes, também podem ser encontrados como mudas em floras e feiras livres. Existem muitos tipos: crespo, verde de folhas pequenas, folhas maiores, e roxo. O manjericão é muito confundido com alfavaca e a manjerona.

Abre apetite das crianças
As vezes é difícil abrir a boca da criançada, que são muito seletivas na hora de comer, a dica é uma folhinha antes de começas a comer e espalhar ela picada em cima do arroz.

Receita com Manjericão
Um punhado de manjericão, um punhado de Amêndoas, azeite de boa qualidade, sal, pimenta do reino e um dente de alho. Bate tudo no processador até ficar uma pasta bem espessa. Pode-se usar como tempero de massas, cobertura de pizza e como entrada em torradinhas.


Por que minha planta não dura muito tempo dentro de casa?

A solução pode estar na espécie da planta

Ter plantas dentro de casa é maravilhoso, um pedacinho da natureza pertinho da gente. Porém nem todas as espécies de plantas se adaptam ao interior.
Iluminação, regas, adubação e plantas certas são fundamentais. Flores como rosas, cravos, petúnias e azaleias por exemplo, são de sol pleno, essas plantas precisam de no mínimo 4 horas de sol por dia.
Plantas para interiores são as de meia-sombra, ou sombra com iluminação indireta. As Violetas-Africanas queimam suas folhas se exposta ao sol por muito tempo, então são ótimas para janelas, além disso, pode espalhar Kalanchoes, Rabo-de-Gato. Os Antúrios são os melhores para sombra total e tem de várias cores.
Uma dica para o chão, utilize grandes vasos com folhagens como a Licuala-grandis, Ficus benjamina, Árvore-da-felicidade e até o aquático Papiro.

Deixe seu ambiente agradável, relaxe e divirta-se.

Saiba Mais